top of page

Tema do DDERE Guarda para o ano letivo 2024-2025   
       « EMRC: Âncora da Esperança!»                

APRESENTAÇÃO

Olá! Este é o site do Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar - Guarda, onde são divulgadas as atividades promovidas pelo Departamento e as atividades da disciplina de EMRC realizadas nas várias escolas da Diocese da Guarda. 

                                                                             MENSAGEM
                                                             Para a Semana de EMRC 2025


O Senhor Bom! O Senhor está próximo!

Estamos a viver, entre 25 e 31 de Maio, a Semana Nacional da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de 2025, este ano sob o tema Cuidar da Esperança.
Em pleno Ano Jubilar consagrado à Esperança, a disciplina de EMRC transparece como uma importante ferramenta educativa para fazer crescer nas crianças, adolescentes e jovens o entusiasmo pelo compromisso empenhado e alegre com a transformação do mundo, sob a marca da Esperança.

Quando a maioria das notícias e publicações nos meios de comunicação social e nas redes digitais acentuam os sinais de contradição, violência e sofrimento – guerras, conflitos, ataques terroristas, catástrofes e ameaças climáticas, medos, perturbações de saúde mental – é fundamental que se multipliquem espaços de promoção dos sinais de Esperança: porque o bem é mais forte do que o mal, e o Bom faz brotar e multiplica a força da vida, do amor e da justiça capaz de gerar conversão e mudança..

Um dos obstáculos mais paralisantes na nossa vida em sociedade é o sentimento de isolamento e impotência face aos constrangimentos estruturais que parecem não ter hipótese de superação. Ora, a experiência que a EMRC oferece às nossas crianças e jovens uma marca de confiança, esperança e superação, por meio do conhecimento da potência transformadora dos princípios e valores evangélicos do Bem e da existência de boas iniciativas com sucesso, e por meio da possibilidade de aprender fazendo, e em ambiente comunitário.

A experiência de que o Bem sempre abre caminhos novos sobre o mal, de que Ele não é uma mera ideia abstrata mas Alguém vivo e real com Quem é possível ter uma forte relação, mesmo que O não vejamos materialmente, torna-se uma marca decisiva para toda a vida.
Esta Semana Nacional de EMRC 2025 possa renovar a valorização desta disciplina no percurso educativo das nossas crianças, adolescentes e jovens.

Quero terminar esta mensagem, testemunhando um louvor e gratidão para com todos os docentes de EMRC que fazem crescer esta marca nos seus alunos e respectivas famílias e comunidades educativas. E animo os próprios alunos a serem os primeiros
evangelizadores dos seus companheiros e colegas, testemunhando-lhes com alegria aquilo que vão descobrindo e vivendo na disciplina de EMRC.

Suplicando para todos a bênção do Alto, em Deus,

D. José Pereira, Bispo da Guarda

Guarda, 26/05/2025

EMRC: SOMOS O ROSTO DA ALEGRIA           

2º ENCONTRO DIOCESANO DE EMRC DOS ALUNOS DO 9º ANO 

XXII ENCONTRO INTERESCOLAS DIOCESANO DE EMRC  

Acolhimento

Acolhimento

Plantação de árvores

Plantação de árvores

Caminhada

Caminhada

Peddy Paper

Peddy Paper

Atividades e Palco de Talentos

Atividades e Palco de Talentos

Mensagem final e Envio

Mensagem final e Envio

New Video

New Video

PRÓXIMOS EVENTOS
28 e 29 de março de 2025

XIII ENCONTRO NACIONAL DO SECUNDÁRIO - Santarém

30 de abril de 2025

XXIII ENCONTRO NACIONAL DO 1º CICLO - Santuário de Fátima

2 e 3 de junho de 2025
3 de abril de 2025

XXVI ENCONTRO INTERESCOLAS DE EMRC - Celorico da Beira

25 a 31 de maio de 2025

SEMANA NACIONAL DA DISCIPLINA DE EMRC

VI ENCONTRO DIOCESANO DOS ALUNOS DO 9º ANO - Cadaval

NOTÍCIAS

«EMRC, âncora da esperança…desafia-te!» serviu de mote para o encontro dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese da Guarda.

Cerca de sete centenas de alunos, vindos de várias escolas da área geográfica da Diocese da Guarda participaram no XXVI Encontro Interescolas de EMRC, que procurou “trabalhar a importância da esperança na vida de cada aluno(a) e professor(a), destacando seu poder transformador nas comunidades educativas.

O dia foi marcado por “diversas atividades” como um “peddypapper” pela vila de Celorico da Beira, ou a construção de “um mural coletivo”. Este mural simbolizou a união e o compromisso de todos com os valores cristãos e com a missão de ser semente de esperança na vida dos outros.

A XXVIª edição do interescolas contou com a participação da vice-presidente da Câmara, Teresa Cardoso, do vereador José Alfredo, do diretor do Agrupamento de Escolas Sacadura Cabral, Manuel Portugal, e do novo bispo da Guarda D. José Miguel Pereira.

© 2018 DDERE - EMRC - GUARDA. 

  • Facebook
bottom of page