top of page

​NOTÍCIAS & EVENTOS

VIII Encontro Nacional de EMRC dos alunos do Ensino Secundário

Nos dias 13 e 14 de abril, realizou-se na cidade de Tomar o VIII Encontro Nacional de EMRC dos alunos do Ensino Secundário, com o tema "DesA(r)ma-te", e contou com a presença de cerca de 1800 alunos, onde se incluíam os 150 alunos oriundos da nossa Diocese da Guarda.

Todos os participantes foram convidados a percorrerem o "caminho interior" dos Templários, desde o centro da cidade de Tomar até ao Convento de Cristo, procurando , através de três compromissos (humildade, desapego e obediência), descobrir o grande tesouro dos monges da cruz de Cristo e, assim, tornarem-se “Cavaleiros do bem, do serviço e da verdade".

1º Encontro Diocesano de EMRC dos alunos do 9º ano

No dia 10 de abril, realizou-se o 1.º Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica dos alunos do 9.º ano, na cidade da Covilhã.
Este encontro envolveu a participação de cerca de 250 alunos oriundos das várias escolas da Diocese da Guarda e teve como tema geral "Juntos construímos a Feli(z)cidade".
Do programa, fez parte o momento do acolhimento das escolas, que por o tempo estar de chuva se realizou no espaço de Atividades dentro do Centro Comercial Sporting da Covilhã, durante o qual, um técnico da Câmara Municipal da Covilhã apresentou a cidade da Covilhã.
Depois, em missão pela cidade, todos se dirigiram em caminhada a pé para algumas Escolas da Covilhã, nomeadamente a Escola Secundária Frei Heitor Pinto e a Escola Secundária Campos Melo, que acolheram no seu espaço a atividade "Encontros na Feli(z)cidade  - projetos de vida com sentido", em que os alunos ficaram mais enriquecidos com a partilha e o testemunho de vida de Paulo Azevedo, ator e desportista, e de um representante da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que a todos tocou e interpelou pelo exemplo de superação e de coragem, reforçando o sentido de que a nossa vida é um dom maravilhoso de Deus e a esperança de que a vida vale sempre pena viver!
Após o almoço, no pavilhão do Oriental de São Martinho, houve oportunidade para promover ainda mais o convívio entre os alunos com a realização de algumas atividades radicais, e também para apresentar algumas atividades propostas no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, terminando depois com a oferta de algumas lembranças a todas as Escolas participantes, com a mensagem final de que todos devemos contribuir para construção da "Feli(z)cidade".

XXI Inter-escolas Diocesano de EMRC

No dia 22 de Março, a cidade da Guarda recebeu o XXI Encontro Interescolas Diocesano dos alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
Na parte da manhã, no largo da Sé, foi feito o acolhimento a cada escola, em que o nosso Bispo, D. Manuel Felício, dirigiu a todos os participantes uma mensagem de saudação e de estímulo à vivência dos valores que fazem a vida valer a pena. A seguir, as escolas partilharam um símbolo ligado à disciplina, neste caso uma tela com uma pintura ou mensagem, relacionada com o lema escolhido, que foi oferecida a diferentes instituições da cidade da Guarda, nomeadamente Câmara Municipal da Guarda, Jornal A Guarda, Cáritas, Casa de Saúde Bento Méni, Cercig, Aldeia S.O.S, Nascer, Fundação Augusto Gil, Santa Casa da Misericórdia, Seminário Maior da Guarda, Paróquia da Sé.
Depois, seguiu-se a realização de uma coreografia da música "Heal the World", de Michael Jackson,  que transformou a praça da Sé num gigante coração humano, num apelo a que todos façam a vida valer a pena construindo um mundo melhor! 
E, como forma de espalhar esta mensagem, organizou-se uma caminhada pelas ruas do centro da cidade, onde foi visível a alegria contagiante e a esperança que enchia os corações dos alunos, mostrando a todos que a disciplina de EMRC faz a vida valer a pena! 
Durante a tarde, já no Estádio Municipal da Guarda, decorreram várias atividades radicais e jogos populares, que proporcionaram momentos de convívio salutar, e também o Palco de Talentos, onde os alunos, representantes de várias escolas, puderam mostrar e partilhar os seus dons e talentos, através da música e da dança.
No final das atividades, realizou-se um momento simbólico do envio, em que os professores de Educação Moral e Religiosa Católica colocaram uma "pena" no logotipo da disciplina, querendo assim transmitir a mensagem de que "EMRC - Faz a Vida Valer a Pena!"

2º Encontro de professores de EMRC

No dia 10 de fevereiro, realizou-se o 2º Encontro dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese da Guarda, no qual tiveram a oportunidade e o privilégio de conhecer um lugar que semeia a esperança e que faz renascer para uma vida nova aqueles que caíram na  dependência de drogas, álcool e outros tipos de vícios - a Fazenda da Esperança, situada em Maçal do Chão (Celorico da Beira). Para além do lugar, que é um espaço magnífico rodeado pela beleza da natureza, a possibilidade de contactar e de estar com as pessoas que fazem parte desta casa, quer os seus responsáveis quer as pessoas em recuperação, constituiu uma experiência inesquecível para todos os professores presentes.

A partir do tema "EMRC: Na Alegria e na Partilha, somos Felizes!", este encontro teve o seguinte programa: 

- Após o momento do acolhimento, todos se reuniram em fraterna comunhão na Igreja da Fazenda para a celebração da Santa Missa, presidida pelo Rev. Pe. José Manuel Martins de Almeida, que, na sua homilia, partindo da Palavra de Deus proclamada, referiu que do mesmo modo que Jesus acolheu e curou um leproso, assim também na Fazenda da Esperança se acolhe todos aqueles que sofrem da lepra dos vícios, usando como metodologia o tríplice remédio: o trabalho, a convivência e a vivência da espiritualidade, sobretudo através da escuta e a prática da Palavra de Deus. No final da Eucaristia, desempenhando o papel de cicerone, o Rev. Pe. José Manuel Martins explicou que a razão de ser do nome "Fazenda da Esperança - Mártires do Brasil" deve-se por um lado, ao facto desta obra vir do Brasil e por outro porque um dos mártires era Manuel Fernandes, natural de Celorico da Beira. Depois, falou sobre o simbolismo da Capela que ajuda a compreender a mística e a espiritualidade desta obra: em relação ao altar, constituído por um tronco de oliveira com umas pedras na base, faz referência a uma oliveira, existente na quinta, que cresceu no meio de duas grandes pedras, e, assim, onde parecia que não havia lugar para a vida é sempre possível surgir a vida; a cruz de vidro que está deitada para simbolizar que quem chega aqui a esta casa está um pouco por terra, mas que depois com a ajuda de Cristo as pessoas conseguem-se levantar e por-se de pé; e o sacrário revestido de pedras toscas que não valem nada, simboliza que, assim como Jesus não se importa de estar no meio destas pedras, também não se importa de estar no nosso coração seja qual for a situação em que nós nos encontramos. 

Seguiu-se, depois, um outro momento marcado pela alegria e pela partilha, com a animação musical, proporcionado pelos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, e o testemunho de vida dado pelo Sr. Carlos, em recuperação do alcoolismo, e do José, recuperado das drogas e voluntário da Fazenda da Esperança, que a todos encantou e tocou profundamente no coração. 

Logo a seguir, houve um tempo para tirar a foto de grupo e para visitar as instalações e o espaço exterior da Fazenda, que abrange uma grande área agrícola envolvida pela beleza da natureza.

No final, colocando em prática a Palavra do dia "Repartir os pães" (Mc. 8, 1-10), realizou-se um almoço muito saboroso, preparado com muito amor e carinho pelas pessoas residentes na Fazenda da Esperança. Como forma de agradecimento e retribuição, os professores de Educação Moral e Religiosa Católica entregaram a quantia de quinhentos e cinco euros, como resultado obtido até este momento da campanha solidária que se está a realizar em favor da Fazenda da Esperança.

Em suma, este dia de encontro e de convívio foi muito especial, não só pelos vários momentos felizes que foram vividos, mas também porque todos regressaram de coração mais cheio com vontade de ser e fazer eco desta obra, semeando e levando a Esperança.

Este álbum estará disponível em breve!
Este álbum estará disponível em breve!

Ação de Formação

No dia 3 de fevereiro, realizou-se a 3ª e última sessão presencial da ação de formação "Inovação e Interatividade no ensino do Cristianismo". Sua Excelência Reverendíssima, D. Manuel Felício, fez questão de estar presente no início da sessão, saudando a todos e felicitando o Departamento por esta iniciativa e a pertinência do tema escolhido. 

Como referiu, embora o Cristianismo não seja só ensino mas também testemunho e vivência, esta ação de formação vem ao encontro da necessidade de aproveitar a ferramenta das novas tecnologias no ensino e transmissão dos valores cristãos às novas gerações.
Nesta ação, para além de um conhecimento de alguns documentos internacionais orientadores do ensino religioso escolar e da realidade do mesmo ensino em alguns países da Europa, houve oportunidade de produzir e de aplicar alguns recursos pedagógicos interativos com a aprendizagem de novas ferramentas web.

Encontro (Inter) Diocesano de Formação de Docentes de EMRC

No dia 27 de janeiro de 2018, realizou-se em Viseu o Encontro (Inter) Diocesano de Formação de Professores de EMRC, contando com a presença de D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, D.António Moiteiro, Bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã, e mais de cem docentes oriundos das dioceses de Aveiro, Guarda, Lamego e Viseu. O tema escolhido foi o seguinte: "Fidelidade à Pessoa, alegria na missão: um olhar sobre o 1º ciclo do EB e sobre o Ensino Secundário. Do programa, constaram as seguintes conferências: 

- "Desenvolvimento sociomoral e religioso na infância", proferida pela Prof.ª Dra. Ana Costa Oliveira, que pretendeu mostrar como aprender para o bem-estar implica desenvolver e partilhar uma nova história 

acerca daquilo que podemos criar em conjunto, salientando a abordagem narrativa como uma estratégia que permite o desenvolvimento socio emocional, apoiando  as crianças no desenvolvimento de competências que necessitam para viverem preenchidas, seguras e saudáveis e se envolverem na sociedade de forma significativa.

- " Novas Adolescências: os quadros socio simbólicos da experiência crente" teve como orador o Prof. Dr. Alfredo Teixeira, que na sua reflexão partiu da identificação dos traços caracterizadores da adolescência como cultura, observando como aí se configura uma determinada imagem de si, uma certa visão do mundo e uma forma de construir o vínculo social. Dos vários traços da adolescência, destacou a precocidade, a valorização da imagem de si, a sociabilidade relacional e o privilégio dado às linguagens emocionais. 

Houve também um espaço de partilha de experiências pedagógicas concretas e diversificadas realizadas por parte de alguns professores quer no 1º ciclo, quer no ensino secundário, tendo sido muito enriquecedor para todos os participantes deste encontro de formação.

Formação contínua

Tendo início no dia 25 de novembro de 2017, realizou-se no dia 6 de janeiro de 2018 a 2ª sessão da ação de formação "Inovação e Interatividade no ensino do Cristianismo". Esta  ação de formação está a ser desenvolvida em parceria com o CFAE Guarda 1, tendo como formador o Prof. Luís Gonçalves, e é direcionada para os grupos de recrutamento 200, 290, 400 e 410. Neste mesmo dia, em que se celebrava o dia de Reis, os professores participantes manifestaram a sua alegria através do cantar dos "Reis", querendo desejar desta forma as Boas Festas a todas as pessoas e grupos presentes no Seminário Maior da Guarda.

Semana da Educação Cristã

 

Desde o dia 29 de outubro a 5 de novembro de 2017 decorreu a Semana Nacional da Educação Cristã sob o tema: "A Alegria do Encontro com Jesus Cristo". Publicamos em anexo a mensagem da Comissão Episcopal da Educação Cristã e a nota pastoral de D.Manuel Felício sobre esta semana.

Reunião dos professores de EMRC

 

No dia 14 de outubro de 2017, realizou-se, no Seminário Maior da Guarda, a 1ª reunião/encontro dos professores de EMRC da Diocese da Guarda, destacando-se do programa o seguinte:

- celebração da Eucaristia, presidida por Sua Exa. Reverendíssima,  Senhor D. Manuel Felício;

- reflexão sobre o tema: “Trilhar a Estrada da Confiança”, com a colaboração da   Dr.ª Teresa Grancho (Professora de EMRC na diocese de Aveiro);

- apresentação do plano de ação das atividades a desenvolver durante este ano letivo de 2017/2018.

Assembleia Diocesana
No dia 5 de outubro de 2017, decorreu no Seminário Maior da Guarda, a última sessão da Assembleia Diocesana onde foram apresentadas
e aprovadas as Proposições das três sessões realizadas.
Reunião/Encontro final

No dia 15 de julho de 2017, realizou-se no Fundão a reunião/encontro final do ano letivo dos professores de EMRC da Diocese da Guarda, onde esteve também presente o nosso Bispo, D.Manuel Felício. Do programa constou o seguinte:

- Oração da manhã, lembrando com carinho e saudade a professora Maria Emília Pacheco;

- Balanço/avaliação do ano e apresentação do Plano de Atividades para o próximo ano letivo;

- Diálogo com o Sr. Bispo, D. Manuel Felício, sobre os desafios da Nova Evangelização;

- Passeio cultural, com subida ao Marco Geodésico da Gardunha e a visita ao Museu do Sr. D. João Oliveira Matos – Valverde.

 

XX Encontro Interescolas Diocesano

 

No dia 2 de maio de 2017, realizou-se o XX Encontro Interescolas Diocesano de EMRC, sob o tema "Encontro-Te", e teve lugar no Parque Senhora dos Verdes, em Gouveia. Esta atividade teve a participação de 550 alunos de 13 agrupamentos e procurou ser a festa do encontro com os outros, com Deus, com a natureza, com os grandes ideais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, nomeadamente os valores da partilha, da alegria, dos afetos, da entreajuda, do conhecimento individual e de grupo.. .

 

Próximos eventos

 

QUA 18/04/2018 às 21:00

Auditório da Escola Pêro da Covilhã
 

Conferência:

«Construir a Feli(z)cidade - que caminhos nos unem?»
 

SEX - 25 /05/2018

Fátima
 

XVIII Encontro Nacional do 1.º ciclo.

bottom of page