NOTÍCIAS & EVENTOS - ESCOLAS
Agrupamento de Escolas de Seia
Visita de Estudo dos alunos da Escola Secundária de Seia ao Centro de Deficientes Profundos, João Paulo II - Fátima
No dia 15 de Janeiro de 2018, formámos um grupo composto por 52 alunos matriculados em EMRC e deslocámo-nos até Fátima com destino ao Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II. Na bagagem levávamos muita alegria e amor para transmitir a todas aquelas pessoas que, afinal, nos mostraram toda a sua força e coragem para ultrapassar a problemática situação em que se encontram. Deixámos para trás os preconceitos e medos e convivemos com todos num verdadeiro espírito de solidariedade e amor.
Antes da viagem, apelámos à generosidade das pessoas das nossas terras para que dessem algum contributo monetário no sentido ser direcionado para ajudar aquela instituição que vive, quase na totalidade, dos donativos que vai recebendo. As pessoas das comunidades paroquiais aceitaram bem a nossa proposta e desta forma, conseguiu-se entregar a bonita quantia de 1150€, um contributo valioso para ajudar um pouco mais os cerca de 190 deficientes que o Centro actualmente alberga. Agradecemos a todos os que contribuíram para fazer mais um pouco da felicidade daquelas pessoas.
Contudo, pensamos que mais importante do que a ajuda monetária é a alegria espiritual que aquelas pessoas sentem quando veem que alguém se interessa por elas e reconhece o seu valor. Sim, porque para nós ficou bem claro que o deficiente não é um incapacitado sem qualquer utilidade para a sociedade. É pessoa e tema a mesma dignidade!
De facto, uma criança deficiente não tem menos direito à vida do que outra dita normal. Pode ensinar-nos tanta coisa, dar-nos tanto amor, mostrar ao mundo qual o verdadeiro valor da vida e como é bom viver.
Realmente, a viagem foi um êxito. Tentámos transmitir carinho e amor, mas é certo que recebemos também uma grande lição de força, coragem e, sobretudo, de amor pela vida.
Os professores de EMRC
António José Ferreira
Estela Cristina Brito
Dia Mundial dos Direitos Humanos
Alunos de EMRC do Agrupamento de Escolas de Seia em parceria com a Amnistia Internacional, participaram na Maratona de Cartas 2017 a favor e em defesa dos Direitos Humanos. Para lá de uma palestra com o convidado Carlos Teofilo, assinaram 1047 cartas...... Secundária 821, Abranches Ferrão 128 e Tourais 98!!!!.Assinar cartas,,,,,Salvar vidas!!!
Os professores de EMRC
Estela Cristina Brito
António José Ferreira
Cristina Almeida