top of page

               Matrículas nas aulas de EMRC nas escolas        

                   Oportunidade para não perder                         

As aulas de Educação Moral e Religiosa Católica são oportunidade oferecida, nas escolas públicas, a todos os alunos para progredirem na descoberta do valor da vida.

Felizmente, pela Escola passam muitos saberes que, naturalmente, enriquecem os alunos que lhes dão competências necessárias para o bom desempenho das tarefas que têm de cumprir.

Mas há um saber maior, que pretende conjugar todos os outros saberes e colocá-los ao serviço do bem completo de todas e cada uma das pessoas. As aulas de Educação Moral e Religiosa Cátólica pretendem cultivar este saber, acompanhando os alunos e abrindo-lhes caminhos de vida verdadeiramente feliz.

Por isso, vale a pena escolher a matrícula, que é de oferta obrigatória em todas as escolas, nestas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, as quais pretendem acompanhar os alunos na descoberta desse outro saber para boa organização da sua vida pessoal e comunitária.

Aos pais e encarregados de educação pertence, em diálogo com os seus educandos, fazer a escolha desta matrícula e acompanhá-los, também ao longo do ano, nos processos que estas aulas envolvem.

A experiência tem-nos dito que vale a pena escolher a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

2 de maio de 2018

D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda

APRESENTAÇÃO

Olá! Este é o site do Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar - Guarda, onde são divulgadas as atividades promovidas pelo Departamento e as atividades da disciplina de EMRC realizadas nas várias escolas da Diocese da Guarda.

Material de Divulgação da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica:

- Campanha Solidária 2018    em favor de:

  “Fazenda da Esperança”   

      (Celorico da Beira)

  Valor angariado: 505,00€

EMRC - Peregrinação a Taizé  

DDERE GUARDA

DDERE GUARDA

Assista agora

Entre os dias 28 de julho a 6 de agosto de 2018, um grupo de 43 pessoas, entre as quais, 33 alunos de Educação Moral e Religiosa Católica da nossa diocese, mais nove professores, participaram na peregrinação à comunidade de Taizé, uma pequena aldeia da Borgonha, em França, que alberga cerca de setenta irmãos cristãos oriundos de várias partes do mundo, que procuram ser um sinal de reconciliação e uma “parábola de comunhão” para toda a humanidade. Esta atividade foi acompanhada, por Sua Excelência, Reverendíssima, D. Manuel Felício, que marcou a sua presença de forma alegre, motivadora e cheia de esperança, para todo grupo, nos diferentes momentos de oração e de partilha.

A vocação da comunidade de Taizé é procurar caminhos de reconciliação entre os cristãos e na família humana, valorizando sempre aquilo que nos une e não o que nos pode separar. Aqui, alguns milhares de jovens católicos, protestantes e ortodoxos de diversos países procuram fazer uma experiência de comunhão, de amizade, de respeito de entreajuda mútua. Aqui, muitos jovens ficam espantados por se ultrapassarem os muros culturais e confessionais e outros encontram em Cristo a fonte de unidade que não tem fronteiras.

Na oração comunitária, três vezes por dia, nos cânticos, no silêncio, na meditação pessoal e comunitária da Bíblia, ajudaram, naturalmente, a que cada um dos participantes, pudesse pressentir a presença de Deus na sua vida, a ganhar um novo entusiasmo ou a descobrir um sentido para a sua vida.

No ano em que se vive o Sínodo sobre” Os Jovens, a Fé e o discernimento vocacional” esta iniciativa, procurou reforçar a importância do acompanhamento que é necessário fazer aos nossos jovens, de modo a que os mesmos possam, através da experiência de uma vida simples e partilhada com os outros, encontrar uma nova perspetiva sobre os valores que devem pautar um projeto de vida feliz!

Os professores de EMRC, da diocese da Guarda, que participaram nesta atividade, agradecem, igualmente, ao grupo de oito alunos e ao seu professor, que vieram da Azambuja e quiseram criar comunhão connosco, durante uma semana.  Fica, também um agradecimento muito especial a cada um daqueles que integrou este maravilhoso grupo, por todos os momentos vividos nesta peregrinação a Taizé, sob o lema: uma alegria que nunca se esgota! Que nos sintamos, com a força do Espírito, a luz da Esperança para todos aqueles que caminham connosco, fazendo o mundo mais belo! A vocação da comunidade de Taizé é ser "uma parábola de comunhão", um sinal visível de reconciliação. Que rico desafio para a nossa vida quotidiana…

Ficam alguns testemunhos dos alunos que participaram nesta peregrinação:

“Viver uma semana em Taizé é viver novas experiências e novas aventuras. Taizé é um lugar fenomenal, onde pude chorar, rir, cantar, mas sobretudo ser eu mesma, onde conheci pessoas incríveis com outros percursos de vida e onde fiz amizades para durar uma vida inteira. Taizé é um sítio onde um olá ou um sorriso diz tudo, onde se podem conhecer pessoas de outros países e de outras culturas…  Taizé é uma experiência a repetir durante muitos anos. E só tenho a agradecer a todos os meus colegas de grupo por me receberem e incluírem tão bem quando ninguém conhecia ninguém e a todos os professores por cuidarem de mim durante esta semana e um agradecimento especial à professora Dina porque sem ela, não teria oportunidade de conhecer esta linda comunidade ecuménica e também um agradecimento especial à professora Cristina por me dar a oportunidade de publicar este meu testemunho que servirá para que outros jovens da minha idade ou mais velhos possam fazer esta experiência, quererem ir à fonte para  depois a partilharem. Espero voltar para o ano e repetir esta magnifica experiência, pois conheci gente fantástica, que ficará para sempre no meu coração.” (Maria João Tavares -Fundão)

“É a minha terceira vez que venho a Taizé, mas este ano a experiência surpreendeu-me. Parece que aprendo sempre mais alguma coisa sobre mim, sobre Deus e sobre os outros. Uma semana é pouco tempo para me sentir verdadeiramente completo.” (Filipe Loureiro – Fundão)

“Não existem palavras suficientes para descrever esta incrível experiência. Tive a possibilidade de me reaproximar de Deus e senti-me confortada pelo seu abraço invisível.  A experiência de Taizé, permitiu-me conhecer que, na simplicidade, podemos encontrar a felicidade e que, com um sorriso contagiante, podemos construir um mundo melhor.” ( Carolina – Covilhã)

 

                       XVIII Encontro Nacional de EMRC                                                    dos alunos do 1º Ciclo                               

Este álbum estará disponível em breve!

Participação da Diocese da Guarda no XVIII Encontro Nacional de EMRC do 1º Ciclo

No dia 25 de Maio, realizou-se em Fátima o XVIII Encontro Nacional de EMRC do 1º Ciclo, com a presença de 4.500 alunos provenientes das escolas das várias dioceses de Portugal, incluindo os 160 alunos participantes da nossa diocese da Guarda. Este encontro teve como tema "Sorri para mim", realçando a importância e missão da disciplina de EMRC que procura ajudar os mais novos a crescer alegres, amigos uns dos outros, de modo a que o mundo seja um lugar melhor para todos. O programa foi marcado por dois momentos altos: o primeiro foi a celebração do acolhimento, que decorreu no espaço da Basílica da Santíssima Trindade e que foi presidida por D. Manuel Pelino Domingues, bispo emérito de Santarém, tendo dirigido a todos algumas palavras de saudação em que referiu “Sorrir é ter um coração de amigo, à semelhança de Jesus, que sorri também para nós sempre que somos capazes de dar atenção aos outros, construindo um mundo melhor"; o segundo foi a encenação da peça de teatro "Há Festa na Floresta", no Centro Pastoral Paulo VI, que falava sobre o valor da amizade, da entreajuda e da importância de ajudar o outro sem pedir nada em troca, com pequenos gestos que podem tornar a nossa vida e a dos outros mais feliz.

XVIII Encontro Nacional de EMRC do 1º Ciclo

                       VIII Encontro Nacional de EMRC                                            dos alunos do Ensino Secundário                    

Este álbum estará disponível em breve!

Participação da Diocese da Guarda no VIII Encontro Nacional de EMRC do Ensino Secundário

Nos dias 13 e 14 de abril, realizou-se na cidade de Tomar o VIII Encontro Nacional de EMRC dos alunos do Ensino Secundário, com o tema "DesA(r)ma-te", e contou com a presença de cerca de 1800 alunos, onde se incluíam os 150 alunos oriundos da nossa Diocese da Guarda.

Este encontro teve início no Parque Mouchão, com o acolhimento e o jantar que decorreram "em ambiente medieval". Depois, seguiu-se um percurso noturno que levou os participantes ao Convento de Cristo, onde teve lugar um momento de reflexão e de concerto, com a Claudine Pinheiro, que através da música nos ajudou a descobrir o tesouro dos Templários. Aqui esteve também presente D. José Traquina, Bispo de Santarém, que dirigiu a todos uma palavra de saudação e de estima, convidando a todos a serem construtores da civilização do bem e do amor.

No segundo dia, logo pela manhã e com um sol radiante, realizou-se um «peddy-paper» em que os alunos partiram à descoberta para conhecer os pontos mais importantes da cidade de Tomar como a sinagoga, a Igreja de São João Baptista, a Igreja de Santa Maria dos Olivais, Igreja mãe dos Templários.

Depois do almoço, o encontro terminou em festa com um concerto musical, tendo sido lançado o desafio a todos para que, à semelhança dos monges da cruz de Cristo (Templários), todos se empenhem corajosamente na construção da Civilização do Amor, tornando-se verdadeiros “Cavaleiros do bem, do serviço e da verdade".

 

VIII Encontro Nacional de EMRC do Ensino Secundário

VIII Encontro Nacional de EMRC do Ensino Secundário

1º Encontro Diocesano de EMRC dos alunos do 9º ano  

Este álbum estará disponível em breve!

No dia 10 de abril de 2018, realizou-se na cidade da Covilhã, uma iniciativa do Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar, o 1.º Encontro Diocesano de alunos de EMRC do 9.ºano, com o lema “Juntos construímos a Feli(z)Cidade!”, que mobilizou cerca de 250 alunos vindos de várias escolas.

Este encontro procurou mostrar através de um itinerário baseado na missão na cidade e nos projetos de vida com sentido, a importância da disciplina de EMRC e o seu contributo na construção da Feli(z)cidade, bem como na formação integral da pessoa humana.

Seguindo este itinerário, os alunos tiveram oportunidade de realizar uma caminhada pela cidade, desbravando caminhos de encontro com os outros; Na escola Secundária Campos de Melo, foram conduzidos para um espaço de reflexão com a colaboração excecional do ator, desportista, Paulo Azevedo, que pelo seu projeto de vida com sentido e consentido, a todos deixou uma palavra de esperança, de motivação e de superação perante as dificuldades do dia a dia.

Nesta sequência, os 250 alunos continuaram, sob espírito de uma convivência solidária, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, a refletir sobre a situação dos Cristãos perseguidos, em várias partes do mundo, com a participação do Dr. Félix, representante da Fundação Ajuda à Igreja que sofre.

 Da parte da tarde, no Pavilhão Polidesportivo do Oriental de S. Martinho, foram proporcionados outros momentos culturais, nos quais se destacam a divulgação de atividades que se realizam no ensino secundário, no âmbito da disciplina de EMRC, nomeadamente a peregrinação a Taizé; a participação no Encontro Nacional do Secundário.

A construção de um projeto de vida, só pode ter sentido com a escolha de valores essenciais que possam promover a verdadeira feli(z)cidade.

Ficou o desafio para que os nossos alunos se deixassem inspirar, de modo a serem capazes de construir um futuro mais risonho, uma sociedade mais solidária e mais humana, da qual pudesse irradiar, alguns princípios elementares, fundamentais para a promoção do bem-comum. A Feli(z)cidade, também se constrói quando prestamos atenção ao que se passa à nossa volta!

Foi um dia cheio de emoções, de partilha e de convívio salutar…

Vale a pena ser aluno da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica!

Paulo Azevedo

Fundação Ajuda à Igreja que Sofre: história e missão

XXI Encontro Interescolas Diocesano de EMRC - Guarda  

DDERE Guarda

DDERE Guarda

Assista agora

No dia 22 de março realizou-se, no coração da diocese Egitaniense, o XXI Encontro Inter Escolas de EMRC, sob o lema “Na alegria e na partilha, faz a vida valer a pena!”.

O Encontro contou com a participação de centenas de alunos de EMRC, provenientes dos diversos pontos da diocese. A concentração foi junto à Sé da Guarda, onde o Sr. Bispo – D. Manuel Felício – saudou os participantes e deixou uma mensagem de alegria e entusiasmo.

A parte da manhã foi dedicada à Partilha: cada uma das escolas foi convidada a realizar um gesto de partilha, materializado na oferta de uma tela alusiva ao tema do encontro a cada uma das Entidades/Instituições da cidade ali presentes, como forma de reconhecer o trabalho das mesmas em prol do ser pessoa.

O momento de partilha culminou na realização de uma coreografia intitulada “do coração brota a alegria”, deixando a mensagem de que todos somos importantes na construção de um mundo mais humano e fraterno.

Seguiu-se uma caminhada pela cidade até à zona do Estádio Municipal onde se concentraram diversas atividades que apelaram à vivência de uma alegria partilhada.

No momento de envio, cada escola colocou simbolicamente uma pena no logotipo diocesano da Disciplina, como forma de assumir um duplo compromisso: cultivar, na diversidade, os valores que fazem a vida valer a pena e ajudar os alunos a escrever o seu dia-a-dia, na perspetiva de uma humanidade que valha a pena!

"Partilha com as Instituições da cidade da Guarda"

Coreografia:

"Do coração brota a alegria"

"Heal the World"

PRÓXIMOS EVENTOS
  25 MAIO DE 2018
  14 JULHO DE 2018

XVIII Encontro Nacional de EMRC dos Alunos do 1º Ciclo 

Fátima

3º Encontro de professores de EMRC

Pinhel

DESTAQUES

Peregrinação a Taizé:

28 de julho a 6 de agosto de 2018

NOTÍCIAS

VIII Encontro Nacional de EMRC do ES

Nos dias 13 e 14 de abril, realizou-se na cidade de Tomar o VIII Encontro Nacional de EMRC dos alunos do Ensino Secundário, com o tema "DesA(r)ma-te", e contou com a presença de cerca de 150 alunos da Diocese da Guarda.

1º Encontro Diocesano de EMRC dos alunos do 9º ano

No dia 10 de abril, realizou-se na cidade da Covilhã o 1º Encontro Diocesano de EMRC dos alunos do 9º ano, na cidade da Guarda, e que contou com a presença de cerca de 225 alunos oriundos das várias escolas da Diocese.

A partir do tema "Juntos construímos a Feli(z)cidade", este encontro teve o seguinte programa: 
10:00 - Acolhimento; 
10:30 - Início da Missão na Cidade;
11:30 - Encontros na Feli(z)cidade - Projetos de vida com sentido!; 
13:30 - Almoço; 
14:30 - Início da Tarde Cultural. 

16:00 - Envio

bottom of page